domingo, julho 29, 2007

gosto desta foto que tirei

mas vocês sabem que planta é esta?
Não?
Deixem-me então arregaçar as mangas das memórias mais antigas e dizer-vos do que sei e provavelmente outros dirão de forma diferente.
*
Aprendi com o caseiro do Monte de meus pais, no meu Alentejo de luz, e sol (não de justiça).
*
Ensinou-me ele que esta planta se chama "corriola" e que é muito apreciada pelos coelhos.
E lá ia eu, feliz, pardal saltitante, correr os campos em busca da dita corriola para levar um braçado dela aos coelhos na sua imensa casa de dois pisos e algumas divisórias, pois muitas vezes era necessário separar os machos das fêmeas, depois da procriação.
Estes eram dados a...comer as crias!
Nem todos, mas maioritariamente.
Outro dia deparei com a dita corriola, que é planta trepadeira, a maior parte das vezes rastejante, pois sendo erva é arrancada e os pés que sobram nunca têm muito onde se agarrar para trepar. Dei então com corriola florida com as suas lindas câmpanulas que fecham ao fim do dia e voltam a abrir na manhã seguinte.
A menina que já fui, não resistiu.
Pedi desculpa á planta, pois inútil era meu gesto já que não havia coelhos para dela se alimentarem, e arranquei-lhe três pés que aqui vos apresento e oferto.
***
N.B- o nome corriola ou curriola não consta do diccionário (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea. (2001) Academia de Ciências de Lisboa. Verbo Editora. Será pois uma designação popular e talvez regional.
***
EM TEMPO: A D. Galinha, no seu comentário como: "eu" - dá informações sobre a palavra que nomeia esta planta. Afinal existe. Não no meu diciionário no qual já detectei "n " falhas elevado ao cubo, pelo menos.
E o preço sofreu do mesmo mal, Foi elevado para aí à 4ª potência.....
Já lhe tirei o acento e quem quiser saber mais lei p.f o referido comentário.